A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), fez um balanço positivo do trabalho de organização do sistema viário durante O Maior São João do Mundo.
De acordo com a autarquia de trânsito campinense, a integração de uma equipe comprometida fez a diferença para os números favoráveis durante os 32 dias de festa.
Cerca de 150 pessoas, entre agentes de trânsito, fiscais de transportes, equipe do setor jurídico e demais técnicos se revezaram, 24 horas por dia, sete dias por semana, contribuindo para que campinenses e turistas tivessem uma festa tranquila, com segurança viária no que diz respeito ao trânsito e ao transporte público. Foram mais de 700 horas de trabalho ininterrupto.
Para operacionalizar o trânsito, os agentes contaram com viaturas do tipo automóvel, caminhonetes, veículos mistos, motocicletas e barreiras para interdição de vias. Cerca de 40 agentes de trânsito trabalharam, no Parque do Povo, em cada horário. Nos distritos de Campina Grande (Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista), aproximadamente dez agentes foram escalados, por dia. Também foi realizado o trabalho de segurança viária durante os desfiles dos blocos nas ruas de Campina Grande (Namoradrilha e Beijadrilha) e na Vila Sítio São João.
Um número que chamou a atenção foi a quantidade de veículos removidos por estacionar de forma irregular (estacionados em entradas e saídas de veículos; vagas direcionadas a pessoas idosas ou com deficiência; saídas de emergência etc.). No total, foram 92 veículos removidos para garantir que o fluxo e os serviços continuassem de forma tranquila.
Com relação ao transporte público, foram oito linhas que circularam por todas as regiões da cidade, após a meia-noite. Além disso, aos sábados, domingos e feriados, antes do Virote Junino, diversas linhas ampliaram o horário para que houvesse ônibus a noite toda.
O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, ressaltou o esforço da equipe para que o trabalho fosse realizado da melhor maneira possível. “Grande foi o desafio de estruturar a mobilidade na comemoração aos 40 anos d’O Maior São João do Mundo. Nosso time vestiu a camisa e deu o seu melhor para que a festa, no setor de trânsito e transportes, também fosse um sucesso. Não houve ocorrências graves e podemos dizer que o objetivo de garantir a segurança viária, para campinenses e turistas, foi efetivamente atingido”, declarou Dunga.
Desvio de fluxo
Nesta edição 2023, destacou-se a exitosa intervenção no tráfego nas imediações do Parque do Povo. A STTP implementou um desvio de trânsito e contrafluxo, ação que envolveu a rua Santa Clara e o Largo do Açude Novo, a partir de 20h30, nos 32 dias da festa, garantindo maior fluidez no trânsito e superando um congestionamento que vinha sendo registrado em dias de maior público na edição do ano passado, na rua Lino Gomes da Silva. A operação contou ainda com sinalização eletrônica, que informava aos condutores o horário da operação.
Drone Carcará e Monitoramento Viário
O drone Carcará e o Monitoramento Viário por Câmeras atuaram efetivamente em conjunto, observando o fluxo no entorno do Parque do Povo de maneira macro e identificando pontos de conflito para que as equipes de rua atuassem com maior rapidez e eficiência.
Vale ressaltar que o monitoramento também trabalhou em conexão com os demais órgãos de segurança para identificar crimes e informar aos órgãos responsáveis para que tomassem as providências.
Sinalização
Com o objetivo de garantir a segurança viária e comodidade para o turista e para o morador de Campina Grande, e a partir do planejamento do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) e da Divisão de Sinalização da Autarquia, a STTP implantou ou revitalizou rampas de acessibilidade, inspecionadas pelo Ministério Público; faixas de pedestres e cerca de 150 placas de trânsito com identificação de estacionamentos diversos, embarque e desembarque, vagas para veículos de segurança pública e pessoas idosas ou com deficiência, dentre outras.
Uma importante parceria foi mantida entre a STTP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio da qual foram instaladas, nas principais vias de Campina Grande, placas informativas com tradução trilíngue (português, inglês e espanhol), objetivando facilitar o acesso de turistas de outras nacionalidades aos pontos turísticos do município.
E ainda, pelo segundo ano seguido, a STTP pintou nas vias (Marquês do Herval, Praça da Bandeira, cruzamento da Floriano Peixoto com Venâncio Neiva e Maciel Pinheiro, Avenida Brasília e entorno do Parque do Povo), bandeirolas e balões temáticos do São João contribuindo para que a cidade entrasse ainda mais no clima da festa.
Educação
Já as ações desenvolvidas pela Divisão de Educação de Trânsito da STTP (DET) atingiram cerca de doze mil pessoas. Os educadores da DET estiveram nos principais pontos da festa, entregando panfletos, lixocar e, de forma inovadora, levaram um arco decorativo representando o “Arraiá da Segurança Viária”, em que, cada pessoa abordada foi convidada a fazer parte, comprometendo-se a aproveitar a festa sem descuidar-se das atitudes seguras que evitam os sinistros de trânsito.
Nesta ação, até o apresentador David Brazil fez uma transmissão d’O Maior São João do Mundo para o programa Domingo Legal, do SBT. Ele gravou um vídeo aderindo à campanha.
Outra importante ação ocorreu entre a STTP, a Secretaria de Educação do município (Seduc) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF): o cinema rodoviário, através de uma estrutura de carreta, onde foram apresentados vídeos educativos, além de trabalho interativo. Turistas, campinense e alunos da rede municipal de ensino foram contemplados com a ação.
Jurídico
Já a Assessoria Jurídica da STTP atuou prestando assessoria para as diversas gerências e divisões da STTP, garantindo a legitimação legal para as ações adotadas. O setor atuou na fiscalização de estacionamentos privados e da atuação de flanelinhas no entorno do Parque do Povo. Os advogados da STTP também estavam disponíveis, para o caso de ocorrerem situações de conflitos envolvendo agressões contra os profissionais da STTP. Felizmente, nada aconteceu.
Comentários