Em pronunciamento na Tribuna do Senado nesta quarta-feira (03), o senador André Amaral (União-PB) fez um apelo ao governo federal para agilizar o retorno do Programa ‘Operação Carro-Pipa’ que dá suporte há dezenas de municípios no semiárido paraibano.
Durante o mês passado, no auge dos festejos juninos no estado, a população de 44 cidades foi surpreendida com um comunicado, enviado aos prefeitos dos municípios pelo Exército, anunciando a suspensão do abastecimento de água por meio dos carros-pipas.
“A suspensão do serviço submete esses paraibanos a verdadeira humilhação e impede que sejam realizadas atividades essenciais para a sobrevivência de todos nós de forma digna. É uma calamidade”, desabafou Amaral.
De acordo com o documento expedido pelo 1° Grupamento de Engenharia do Exército, responsável pela operação, a determinação foi dada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), com sede em Brasília.
O parlamentar da Paraíba nomeou cada uma das 44 cidades, alegando ser imprescindível um olhar atento do ministério da Integração e Desenvolvimento Regional ao que está acontecendo no semiárido paraibano.
“Embora a Paraíba tenha sido contemplada pelo projeto de transposição do Rio São Francisco, não existe uma capilaridade no sistema nem oferta de água suficiente para atender a todos os municípios do semiárido nordestino. Por isso, é vital o abastecimento alternativo pela Operação Carro-Pipa”, disse.
“A gente espera do Poder Público que o abastecimento de água potável seja ampliado, ano a ano, e não retirado das populações do semiárido paraibano”, concluiu.
Comentários