A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenação do Programa Especial de Educação de Jovens e Adultos (Preeja), promoveu na noite da última terça-feira, 15 de agosto, a primeira Noite de Talentos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), intitulada “Noite dos Talentos da EJA: uma memória viva”. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, no centro da cidade e teve início às 18h30.
A iniciativa teve o objetivo de valorizar os diversos talentos já existentes, bem como descobrir novos talentos, além de garantir o processo de ensino e aprendizagem por meio de expressões artísticas, a partir de estudos e pesquisas, compreendendo a diversidade cultural como princípio educativo de valores sociais e culturais.
A proposta contemplou diversas apresentações artísticas, conferindo oportunidade aos estudantes de mostrarem as suas habilidades na área de literatura, cordel, repente improvisado, entre outros gêneros.
Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, “a grande chave desse tipo de iniciativa é o protagonismo dos nossos estudantes. Isso tem grande impacto na Educação. É muito importante uma política como essa, onde por um momento os professores da equipe da escola ficam na plateia e essa troca é muito salutar”, pontuou.
De acordo com Ádria Maciel, professora e coordenadora da EJA, é essencial conferir valorização aos talentos inatos dos alunos, tendo em vista que neste processo há um reforço dos processos ligados à Educação.
“As habilidades dos estudantes já existem, fazem parte das vivências deles, mas através da educação foram se moldando. Tem artista de cordel que já sabia cordel, mas não sabia ler e aprendeu na EJA”, ponderou.
Comentários