A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, o I Simpósio Técnico Pedagógico voltado ao público de profissionais técnicos da Rede. O evento aconteceu no Teatro Rosil Cavalcanti e teve como tema “O papel e a Importância do Técnico na Construção de uma Educação de Qualidade”.
O Simpósio contou com apresentação cultural do coral Vozes do Cícero, formado por estudantes da Escola Municipal Cícero Correia de Menezes. O encontro contou com uma mesa dialógica formada por Joedson Brito, representante da Universidade Federal de Campina Grande; Maria Noalda Ramalho, representante dos assistentes sociais da Rede Municipal de Ensino e Mayara Galdino de Sousa, representante dos psicólogos da Rede Municipal de Ensino com mediação da professora e supervisora, Silvana Cavalcanti Leal Morais.
Esses profissionais, incluindo técnicos, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, formam a equipe gestora das unidades educacionais e desempenham um papel essencial no acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes. Além de garantir os direitos dos alunos, essa equipe realiza um trabalho com as famílias, envolvendo ações como busca ativa, encaminhamentos quando necessário, orientação aos professores e atualização do Projeto Político Pedagógico.
Vera Lucia Passos, diretora Técnico Pedagógica, ressaltou a importância do Simpósio Técnico Pedagógico como um momento fundamental para refletir sobre o papel de cada profissional e os avanços conquistados pela gestão atual. Ela destacou o significativo aumento no número de técnicos da rede municipal, que saltou de cerca de 200 para 358, o que representa um grande avanço para a categoria.
“Este é um momento de reflexão e aprendizado profundo, e expressamos nossa gratidão à gestão pelo apoio contínuo e empenho no fortalecimento dessa categoria tão importante para a educação municipal”, afirmou Vera Lucia.
O evento continuará ao longo da tarde com a mesma programação voltada a outro grupo de profissionais e mediação da psicóloga, Maria Tamires Fernandes dos Santos.
Comentários