O mutirão descentralizado de consultas e exames do programa Saúde de Verdade no distrito de Catolé de Boa Vista realizou 1.256 atendimentos e procedimentos, atingindo mais de mil pessoas do distrito campinense e da zona rural, incluindo os sítios Estreito, Lucas, Salgadinho, Açude de Dentro, Logradouro e Queimada da Ema.
Foram 60 exames de ultrassonografia, 22 eletrocardiogramas, 20 endoscopias, 163 coletas de sangue para exames laboratoriais, 618 marcações de consultas e exames, 40 consultas de oftalmologista, 76 consultas clínicas, 27 de nutricionista, 24 de cardiologista, 15 de pediatria, 14 de cirurgia geral, 13 de pequenas cirurgias, além de 21 atendimentos odontológicos, 15 atendimentos de planejamento familiar, 13 sessões de auriculoterapia e 106 doses de vacinas aplicadas.
Os atendimentos aconteceram nos dias 21 e 22 de agosto e marcaram também a entrega da reforma realizada na Unidade Básica de Saúde Djalma Barbosa, que fica na rodovia estadual PB 138, em Catolé de Boa Vista. A UBS teve o teto refeito, infiltrações sanadas, paredes e piso revitalizados, portas e janelas recuperadas, pintura e sinalização renovadas e instalação de novos equipamentos. Houve ainda o melhoramento da infraestrutura do entorno da UBS, que dispõe de academia de saúde.
“Foi um resultado espetacular e deu resposta às demandas da população. Catolé de Boa Vista fica a mais de 20 km dos principais serviços de saúde de Campina Grande, uma distância bastante considerável. Eu diria que esse mutirão é uma das ações mais importantes do Poder Público em termos de saúde pública porque promove de fato acesso do cidadão aos serviços no lugar onde ele mora e de acordo com a necessidade dele”, avaliou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto, que também realizou consultas no mutirão.
Aprovação popular – “Sou daqui do sítio Logradouro, vim fazer um exame e é muito bom porque ficou mais próximo da nossa comunidade e mais fácil de a gente ser atendido porque é um distrito de Campina Grande e é muito longe, fica ruim para pegar um transporte e ir”, disse Maria Alice.
“Eu moro no sítio Açude de Dentro. Daqui para onde eu moro são vinte minutos de distância. Eu realizei todos os exames que estava esperando, a endoscopia, o eletro e os exames de sangue e marquei outros exames”, disse Dona Joanita.
Mutirões descentralizados – O mutirão faz parte da estratégia dos mutirões descentralizados que a Prefeitura de Campina Grande está promovendo. A Secretaria de Saúde já está elaborando o cronograma para os demais pontos da cidade onde serão as ações, com a previsão do próximo já para o mês de outubro.
A Prefeitura de Campina Grande já realizou dois grandes mutirões no ginásio O Meninão, em 2022 e em 2023, e promoveu mutirões nos distritos de Galante e São José da Mata. No total, mais de 65 mil pessoas foram atendidas e mais de 270 mil procedimentos realizados.
Comentários