A tentativa de retirar os farmacêuticos do atendimento presencial nas farmácias do Brasil foi duramente criticada pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar saiu em defesa dos profissionais do segmento e afirmou que o Projeto de Lei 5363/2020 também coloca em risco a vida da população.
“Sou totalmente a favor da presença do farmacêutico na farmácia, como sempre foi. Saúde é coisa séria e não pode ser tratada como produto. O atendimento personalizado, olho no olho, entendendo melhor o assunto, dá um resultado diferenciado. E o cidadão que está na farmácia, pagando caro, ele merece esse atendimento”, destacou Ruy.
Além de promover a precarização dos trabalhadores do segmento, o PL ainda abre um precedente perigoso para a saúde das pessoas. “Sem o farmacêutico no estabelecimento, muita gente pode acabar comprando produtos errados por conta da desinformação. O profissional especializado está ali para orientar as pessoas de maneira correta. Isso foi percebido recentemente durante a pandemia, quando pessoas tentaram adquirir medicações que não eram indicadas para determinado tipo de situação. Vamos lutar para que esse projeto não seja aprovado e que o farmacêutico continue presencialmente nas farmácias”, enfatizou.
De acordo com o Conselho Federal da categoria, cerca de 80% de todos os 326 mil farmacêuticos em atividade no país atuam em farmácias. O PL 5363/2020 está em tramitação na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e tem como principal objetivo tentar instituir a figura do farmacêutico remoto.
Comentários