Instituir o Programa de Identificação Precoce da Leucemia no Estado. Esse é o objetivo do projeto apresentado pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A iniciativa, inclusive, foi aprovada na última semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
De acordo com a propositura, a partir do diagnóstico precoce é possível iniciar o tratamento de forma imediata e eficaz, garantindo a redução da mortalidade associada à enfermidade.
O deputado Eduardo Carneiro destacou que a iniciativa também prevê a realização de campanhas educativas para conscientização da população sobre os sinais e sintomas da leucemia, bem como a importância da detecção precoce; capacitação dos profissionais de saúde da rede pública e privada para identificação dos sintomas da leucemia em seus estágios iniciais e ampliação do acesso aos exames diagnósticos, garantindo sua oferta na rede pública de saúde de forma gratuita, dentre outras prerrogativas.
Eduardo lembrou que a leucemia é uma doença grave e potencialmente fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente. “A detecção precoce da leucemia é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a morbidade e mortalidade associadas a essa doença. No entanto, muitas vezes os sintomas da leucemia podem ser confundidos com os de outras doenças menos graves, o que pode levar a diagnósticos tardios e comprometer o prognóstico dos pacientes, por isso a importância dessa nossa iniciativa para a população como um todo”, afirmou.
Após ser aprovado pela CCJ da Assembleia, a propositura segue tramitando na Casa e deve ser votada em breve no plenário pelos deputados.
Comentários