O número de atendimentos realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) em Campina Grande cresceu 52% em 2024, em comparação com 2023. Nos doze primeiros meses do ano passado foram registrados 427.348 atendimentos, enquanto entre janeiro e novembro deste ano o número saltou para 649.604, evidenciando os avanços no setor e o impacto positivo da ampliação dos serviços.
A melhoria na cobertura se deve, em grande parte, à abertura de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à ampliação das equipes de profissionais, implementadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, que garante mais acesso e qualidade no atendimento. O número de equipes da Estratégia de Saúde da Familia subiu de 121 para 204, chegando a 100% de cobertura da população. Esse avanço tem sido fundamental para suprir demandas de áreas que, antes, careciam de serviços básicos de saúde.
Maria José, moradora do Portal Sudoeste, destaca a importância da cobertura na rotina dos moradores: “O Portal estava precisando muito dessa unidade, pois essa área era descoberta e toda vez que eu precisava de atendimento eu tinha que me deslocar para a Policlínica das Malvinas. Nós agora temos a equipe de manhã e tarde, nós temos agora uma equipe multi, que tem nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga, além do clínico geral”, celebrou.
A descentralização dos serviços tem permitido um acesso mais rápido e eficiente, especialmente em regiões que antes dependiam de unidades em bairros distantes. Com a oferta de equipes multiprofissionais e maior infraestrutura, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o compromisso de atender às necessidades da população, melhorando a qualidade de vida e promovendo mais saúde no município.
Comentários