Aberta para toda a população campinense, a Pré-Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), acontece nesta quinta-feira, 05, e vai atualizar as propostas sobre as políticas culturais para a Rainha da Borborema.
A partir das 19h, no Teatro Rosil Cavalcanti, que fica localizado nas dependências do Centro Cultural – Escola Parque Lourdes Ramalho, será feito um amplo debate sobre os temas e proposituras que serão levados para a Conferência Municipal de Cultura, que vai acontecer ainda neste mês de outubro, de 26 a 28.
O objetivo da Pré-Conferência é promover os diálogos sobre as políticas culturais com a ampla participação da sociedade civil, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todo o território municipal. Além disso, é um momento de exercício da cidadania e de oportunidade para os artistas, produtores, gestores culturais e a população em geral debaterem todos os pontos e ideias relevantes à cultura de Campina Grande.
Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo promover o debate e garantir os direitos sobre as políticas culturais e suas transversalidades na Rainha da Borborema, será realizada pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult).
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência Municipal de Cultura acontecerá de 26 a 28 de outubro – com abertura no Teatro Municipal Severino Cabral e as demais programações no Teatro Rosil Cavalcanti, onde vai atualizar as demandas existentes no âmbito cultural do Município, além de ouvir e debater novas sugestões por parte da sociedade civil e do poder público.
Durante os três dias de Conferência, serão debatidos seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Anteriormente, foi informado que esta seria a 4ª Conferência Municipal de Cultura, mas, após uma análise da equipe técnica e historiográfica da Secretaria de Cultura, foi identificado que esta é a 3ª Conferência Municipal que acontece na Rainha da Borborema.
Comentários