A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a oferta de serviços ginecológicos para mulheres adultas, implantou serviços de ginecologia especializada e atendimentos voltados exclusivamente para adolescentes no Centro Materno-Infantil de Atenção Integral à Saúde (CEMAIS).
Entre os serviços estão o de ginecologia clínica, ginecologia TGPI (Tratamento Ginecológico de Patologias Infecciosas), ginecologia para adolescentes, sexologia para adolescentes grávidas e tratamento de vaginismo.
O serviço de ginecologia para adolescentes é um dos grandes diferenciais. Ele é realizado duas vezes por semana, nas segundas e quintas-feiras, sendo coordenado pela médica Ana Luisa, especialista em ginecologia adolescente.
De acordo com Jaime Leal, diretora Técnica do CEMAIS, desde o início da oferta deste serviço, o equipamento de saúde já atendeu uma média de 60 adolescentes por semana. O fluxo de atendimento é interligado entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, com a atenção básica sendo o ponto de encaminhamento inicial.
Caso a adolescente necessite desse atendimento especializado, basta que a família se dirija a uma das unidades de saúde da família e solicite o agendamento para o CEMAIS.
“Nosso objetivo é proporcionar um atendimento de qualidade e específico para as necessidades das adolescentes, e contamos com a expertise da doutora Ana Luisa para realizar esse acompanhamento”, destaca Leal. O atendimento não se limita às questões ginecológicas, mas visa também oferecer um suporte mais amplo à saúde e bem-estar das jovens da cidade.
Este serviço é uma importante iniciativa da gestão municipal para garantir cuidados adequados à saúde das adolescentes de Campina Grande, promovendo um acompanhamento especializado em um momento crucial do desenvolvimento feminino.
Comentários