O mundo jurídico no Brasil vive um cenário inovador, atualmente em números totais as mulheres representam 51% dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), enquanto homens correspondem a 49%, segundo o Conselho Federal da OAB. Este panorama, Natália Alves, sócia do escritório Miná & Alves Advocacia, fez história ao ser a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas da Paraíba (ABRACRIM/PB).
A cerimônia de posse da nova diretoria da instituição para o triênio 2024-2026 ocorreu no auditório master do Uniesp, durante a X Conferência Estadual da Advocacia Paraibana. Além de marcar a transição de liderança, o evento foi um momento de reflexão sobre os desafios e objetivos da ABRACRIM/PB. “Parece um presente de Deus ser empossada nesta instituição, que tanto amo, no dia da advogada, mesmo dia que a há 180 anos, Myrthes Campos — primeira mulher jurista brasileira recebia o registro de advogada no país”, disse Natalia.
Natália destacou a importância da advocacia criminal e ressaltou o compromisso da ABRACRIM/PB em defender as prerrogativas dos advogados, estando sempre pronta para enfrentar violações e injustiças. Em seu discurso, ela chamou atenção para a necessidade de buscar conhecimento técnico, afastando-se da superficialidade das redes sociais e inspirando os jovens a estudar os clássicos da profissão. “Sigam as pessoas que conseguem há 40 anos ser referência na nossa classe, que estão dia e noite defendendo as pessoas e a liberdade. Isso é primordial para o advogado criminalista, não é o carro que se tem, mas a alegria e emoção de tirar uma pessoa que injustamente foi presa de dentro da cela”, explicou Natália, que teve os advogados Félix Araújo Filho e Nadja Palitot, como paraninfos da sua nomeação.
A nova presidente da ABRACRIM/PB enfatizou a importância do comprometimento com a defesa da liberdade e do papel fundamental dos advogados criminalistas na sociedade. “O advogado criminalista já nasce assim, cursamos direito e, por óbvio, nos identificamos com a área criminal. Nascemos com ‘sangue nos olhos’ pela defesa, pelo amor ao direito e jamais iremos ceder um milímetro sequer”, destacou.
O triênio 2024-2026 promete ser um período de desafios e conquistas, com Natália Alves à frente da instituição.
Comentários