Léa Toscano e Raimundo Macedo tomaram posse como prefeita e vice-prefeito de Guarabira nesta quarta-feira (1º), em uma cerimônia que teve início na Catedral da Luz, com uma celebração religiosa. Em seguida, dirigiram-se à Câmara Municipal, onde foram oficialmente empossados. Logo após, participaram do ato solene de exercício dos cargos na Prefeitura Municipal. Após 20 anos de seu último mandato como prefeita, Léa Toscano reassume o comando da Rainha do Brejo.
“Hoje é um dia de muita emoção, de gratidão e de compromisso renovado. Voltar a assumir a responsabilidade de conduzir o destino da minha amada Guarabira, após 20 anos, é mais que um desafio; é um chamado ao compromisso, à dedicação e ao cuidado com as pessoas. Mas sabemos que, para cuidar das pessoas, precisamos de eficiência e planejamento. Por isso, quero garantir a vocês que nossa gestão será técnica, moderna e inovadora. Planejaremos o futuro de Guarabira com responsabilidade, projetando nossa cidade para o progresso, mas sem nunca perder de vista as necessidades mais urgentes da nossa gente”, destacou Léa Toscano.
Durante o discurso de posse, Léa agradeceu a todos que acreditaram e confiaram no projeto, e também ao ex-prefeito e marido, Zenóbio Toscano. “Cada apoio, cada gesto foram fundamentais para chegarmos até aqui. Essa vitória não é minha, é nossa.
Permitam-me, ainda, dirigir um agradecimento ao meu companheiro de vida, Zenóbio Toscano. Zenóbio não foi apenas meu esposo; ele foi meu professor, meu parceiro de sonhos e de luta. Ele me ensinou que o verdadeiro sentido da política está na humanidade, no cuidado com as pessoas. Sua memória está presente em cada canto dessa cidade e se eterniza em cada gesto de trabalho e dedicação a essa terra que ele tanto amava”, declarou.
Léa também agradeceu aos amigos que estiveram ao seu lado durante toda a campanha, aos vereadores, familiares e, em especial, à deputada estadual Camila Toscano. “Obrigada a todos por tudo e por chegarmos até aqui. Obrigada, Camila, por não soltar a minha mão em nenhum momento”, frisou.
Léa Toscano reforçou que Guarabira será uma cidade de oportunidades e desenvolvimento, mas também acolhedora, solidária e justa. Ela garante unir crescimento econômico e desenvolvimento social, tecnologia e humanidade, eficiência e empatia. “Quero que saibam que cada passo dado até aqui me trouxe mais força e mais convicção de que estamos no caminho certo. O futuro de Guarabira nos espera, e nós estamos prontos para construí-lo com trabalho, dedicação e, acima de tudo, humanidade”, concluiu.
O vice-prefeito Raimundo Macedo agradeceu a todos os guarabirenses pelo apoio e lembrou do seu início da política ao lado de Zenóbio Toscano. “Hoje é um dia de agradecimento e reconhecimento a Deus, meus pais, irmãos, minha esposa, filhas e netas. Meu agradecimento ao povo de Guarabira, principalmente a zona rural. Dia de reafirmar o compromisso com o povo de Guarabira para diminuir a desigualdade social. O novo governo terá uma visão social e não medirei esforços para fazer o melhor para nossa cidade. Diante de tudo, não poderia deixar de agradecer a uma pessoa que não está aqui, mas foi a responsável por estar aqui tomando posse; muito obrigado Zenóbio Toscano”, disse Raimundo.
Equipe de governo – Nesta quinta-feira (2), Léa Toscano dará posse aos secretários municipais durante solenidade na Câmara Municipal de Guarabira.
Perfis
Prefeita – Maria Hailéa Araújo Toscano foi casada com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarabira, o engenheiro civil Zenóbio Toscano de Oliveira. Formada em administração pública, é mãe de quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), além de Vanina, Tiago e Daniela. Iniciou sua carreira política em 1983, coordenando ações sociais em Guarabira durante o governo de Zenóbio Toscano. Em 1996, disputou a eleição municipal e tornou-se a primeira mulher prefeita da cidade em mais de cem anos de história. Foi reeleita em 2000. Em 2010, Léa Toscano foi eleita deputada estadual.
Vice-prefeito – Raimundo Alves de Macedo Sobrinho é professor, formado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, casado com Verônica Félix de Macedo e pai de Letícia e Lilian, avô de Laís e Lara. Foi Secretário de Educação de Guarabira por 8 anos, nos governos de Zenóbio Toscano, e criador do transporte universitário. Foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020, sendo o mais votado nas duas eleições.
Comentários