Até o dia 23 de março, o Sesc Paraíba seleciona obras de artistas paraibanos; oficinas de xilogravura e ação educativa/mediação para compor a Mostra Atual Paraibana de Arte Naif do Sesc. O eixo curatorial desta edição traz como tema Festas das Padroeiras na Paraíba: do religioso ao profano, e uma honrosa homenagem a artista Naif Paraibana, Leticia Lucena.
A Mostra, de formato itinerante, terá sua primeira abertura durante a segunda edição do Festival Sesc Paraíba de Música, na cidade de Areia/PB, como também ocupará as galerias do Centro de Cultura, Arte e Esporte do Sesc, em João Pessoa, Sesc Centro Campina Grande e no Sesc Guarabira. E estará disponível, para visualização virtual, no site sescpb.com.br.
Artista homenageada: Leticia Lucena nasceu em 1965 em João Pessoa, na Paraíba. Naif, autodidata, uma carreira artística consolidada de 34 anos, com vários prêmios. Letícia é filha do pintor naïf José Lucena, um dos grandes ícones da arte Naf Paraibana “in memoriam”. Que lhe despertou o gosto pela pintura. Aos 15 anos de idade fez sua primeira exposição, explorando o cangaço como tema.
Desde então se dedica à pintura, à qual atribui profundo significado. Para Letícia, pintar é um processo inocente de libertação espiritual.
Premiada na última Mostra Atual Paraibana de Arte Naïf do Sesc, no ano de 2022. Participou da exposição no Projeto ExpoSesc intitulada “Festejos Juninos” como integrante do coletivo de artistas Mulheres da Arte Naïf PB, que contemplou os festejos da inauguração da unidade do Centro de Cultura, Arte e Esporte do Sesc Centro João Pessoa.
O Sesc convida a todos os artistas Naifs do estado a registrar através do seu fazer artístico as festas das padroeiras na Paraíba. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo e-mail para artesvisuaissescpb@gmail.com.
Comentários