Em abril, o Governo Federal se instalará em João Pessoa, com a Caravana Federativa. A estimativa é que cerca de 200 técnicos e servidores de 35 ministérios e de outras instituições, como Funasa, INSS, IBGE, além de bancos como o BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, estejam na capital paraibana. O objetivo é criar um ambiente único para fortalecer a cooperação da União com os municípios paraibanos e o governo estadual.
A Caravana Federativa fará parte do I Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), que acontece dias 4 e 5 de abril, no Centro de Convenções, em João Pessoa. A realização é da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e conta com o apoio do Governo Federal, Governo da Paraíba, Assembleia Legislativa do Estado, Rede Nord Hotéis, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios , Banco do Nordeste, Energisa, Prefeitura de João Pessoa, Agência Seleta, Cosemes, Undime e Coegemas.
“Os prefeitos e prefeitas da Paraíba terão um ambiente propício para fortalecer o relacionamento com o governo federal. Um espaço para que os gestores possam resolver pendências e tirar dúvidas com 35 ministérios e outros órgãos. A Caravana Federativa é uma ação promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e nós ficamos muito honrosos em poder intermediar essa oportunidade para nosso estado”, comentou o presidente da Famup, George Coelho, lembrando que até agora só foram realizadas seis edições no país.
Durante a Caravana Federativa, os prefeitos terão acesso direto aos ministérios e autarquias, que oferecerão um atendimento personalizado. Entre os diversos serviços, os gestores terão a oportunidade de tratar sobre transferência de recursos, linhas de financiamento, convênios, projetos, desbloqueio de verbas, retomada de obras, além de abordar temas como compras públicas, nova lei de licitações e governo digital.
“Essa é uma excelente oportunidade para que os gestores possam resolver suas pendências juntos os ministérios. Tudo isso, sem os custos de viajar até Brasília e sem a burocracia de marcar agenda com representantes dos ministérios e órgãos da União. Eles já estarão aqui. Brasília estará em João Pessoa durante os dois dias de Confep”, reforçou.
Confep – O Congresso tem o objetivo de contribuir com a capacitação técnica nos municípios paraibanos, para que estes possam aprimorar os serviços que prestam à população, otimizar a aplicação de recursos públicos, buscar estratégias de aumentar a arrecadação fiscal e consolidar gestões eficazes e eficientes. Com isso, o congresso vem para reunir em um único evento uma série de soluções gerenciais e de governança para elevar a qualidade dos serviços públicos municipais, proporcionando ainda o compartilhamento de experiências entre os gestores e uma rica oportunidade de network.
Inscrições – Cada associado Famup receberá cinco inscrições com: acesso ao Congresso; acesso à Feira de Negócios, certificado e bolsa com material. As inscrições, que podem ser realizadas pelo endereço eletrônico https://www.confep.com.br/ serão gratuitas para prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, deputados, senadores e autoridades.
Confira os ministérios e instituições presentes:
MMA – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
MME – Ministério de Minas e Energia
MDIC / BNDES – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária
MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura
Mpor – Ministério de Portos e Aeroportos
Mtransporte – Ministério dos Transportes
MEMP – Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
MGISP – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
MPS / INSS – Ministério da Previdência Social
MF – Receita Federal – Ministério da Fazenda
MJSP – Ministério da Justiça e Segurança Pública
MDHC – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
M Mulheres – Ministério das Mulheres
M Igualdade Racial – Ministério da Igualdade Racial
MPI – Ministério dos Povos Indígenas
Mcom – Ministério das Comunicações
MS – Ministério da Saúde
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
MinC – Ministério da Cultura
Mcid – Ministério das Cidades
MESP – Ministério do Esporte
Mtur – Ministério do Turismo
MEC – Ministério da Educação
Banco do Brasil
Caixa Econômica
IBAMA
INCA
BNE
TEM
GSI
AGU
CGU
SGPR / SeCom
FUNASA
IBGE
CORREIOS
FNDE
SRI + Lounge
SERPRO
ENERGISA
Comentários