Agenda cheia e com clientes voltando. É esse o desejo da maioria dos profissionais da beleza, mas quem nem sempre acontece por pura falta de comunicação. Pelo menos essa é a opinião da mentora de carreiras na área, Ro Àlves.
Segundo ela, o cenário de competitividade aqui em João Pessoa não difere do que acontece em todos os lugares. E isso acaba desafiando o profissional da beleza a pensar quais as melhores estratégias para fidelizar seus clientes. “Com a minha experiência e observando o comportamento do setor, tenho visto que o maior desejo do cliente é o básico: ser ouvido, ter o seu desejo levado em conta”.
Ro Àlves explica essa comunicação entre o profissional da beleza e o cliente antes do serviço começar é fundamental. “Não adianta ter todo um preparo técnico, se o profissional não equilibra isso com sensibilidade. É preciso respeitar o desejo do cliente”, sentencia.
Avaliação inicial
Para entregar o melhor resultado não somente baseado na capacidade técnica, Ro Àlves explica que o primeiro passo é identificar qual é o tipo do cliente. “Tem pessoas que gostam de praticidade num cabelo pois têm uma vida corrida. Já outras, buscam um cronograma pois gostam de ter esse tempo de autocuidado no Salão, por exemplo”.
Essa pré avaliação cuidadosa leva o profissional a fechar um cronograma de atendimento ou mesmo um protocolo específico. “Muitos profissionais já conseguem vender uma consultoria para o próprio cliente conseguir manter os cuidados em casa da forma correta”, indica a mentora.
Sobre Ro Àlves
Ela é mentora de carreiras na área da beleza e ajuda alunas e mentoradas a atingir excelência num mercado que só cresce. Nascida em Pernambuco, Ro Àlves se considera paraibana. Agora, mora em João Pessoa, onde fixou residência desde a Pandemia após anos de trabalho e experiências na área em São Paulo.
Comentários