O Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI) encerrou, nesta terça-feira (17), o ciclo do curso “Além do Prato” no CRAS Mariana Alves, no bairro Jatobá, em Patos. A iniciativa, que também contemplou os CRAS São Sebastião, Morro e Belo Horizonte, beneficiou mais de 300 famílias ao longo das atividades, com foco em segurança alimentar e fortalecimento dos vínculos familiares.
O curso, realizado durante o calendário de pagamentos do Cartão do PAI, nos dias 9, 11, 16 e 17 de dezembro, ofereceu orientações fundamentais sobre introdução alimentar para crianças de zero a seis meses. Com o apoio de nutricionistas, foram abordados temas como escolha e preparo seguro dos alimentos, cortes adequados e técnicas para evitar riscos como engasgos.
A coordenadora do curso, enfermeira Ayrla Soares, destacou a importância da iniciativa, ressaltando os benefícios diretos para mães e gestantes. “Foi um momento riquíssimo, com especialistas orientando sobre como montar o pratinho adequado em cada fase da introdução alimentar. Tivemos, inclusive, momentos práticos, onde as mães puderam manusear as frutas e aprender técnicas seguras, garantindo mais confiança na hora de alimentar seus bebês”, afirmou.
A nutricionista infantil Rhaissa Horácio pontuou o cuidado e planejamento por trás do projeto. “A introdução alimentar é uma fase única na vida da criança, e precisa ser bem orientada. Desde o preparo até como agir em caso de engasgo, buscamos entregar às famílias o conhecimento necessário para vivenciar essa fase de forma segura e fortalecendo os laços familiares”, destacou.
As participantes também reconheceram a importância do curso. Maria Alice, mãe de Ravi, de três meses, compartilhou a experiência: “Esse curso me ajudou a entender a hora certa e os alimentos mais adequados para meu bebê. Quando ele completar seis meses, já estarei preparada para oferecer uma alimentação segura e saudável”.
Com atividades nos CRAS Mariana Alves, São Sebastião, Morro e Belo Horizonte, o Programa PAI reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento saudável na primeira infância e apoiar integralmente as famílias atendidas no município de Patos.
Comentários