Os 200 comerciantes que atuarão na edição celebrativa de 10 anos do Natal Iluminado de Campina Grande participaram nesta segunda-feira, 27, de uma capacitação no intuito de contribuir para um melhor desempenho durante as festas de final de ano. A ação aconteceu no auditório do Sebrae, localizado na avenida Cônsul Joseph Noujaim Habib, 800, bairro Catolé.
A capacitação contou com a participação de diversos órgãos da Prefeitura, em parceria com o Sebrae e Senac. Um dos órgãos envolvidos foi a Coordenadoria da Mulher, que realizou, durante a manhã desta segunda-feira, 27, um treinamento para orientar os comerciantes sobre como agir em casos de identificar casos de violência contra a mulher durante a realização do Natal Iluminado.
A coordenadora da Mulher da Prefeitura de Campina Grande, Talita Lucena, ministrou a capacitação para os comerciantes. Durante o treinamento, ela destacou três pontos para os comerciantes.
Primeiro, ela apresentou os dados estatísticos sobre agressões às mulheres. Segundo o Fórum Nacional de Violência Contra Mulher, a cada oito horas uma mulher é vítima de feminicídio; a cada 6 minutos uma é vítima de estupro e a cada 4 minutos, uma mulher sofre violência doméstica.
Ao final foram prestadas orientações, aos comerciantes, para o caso de presenciarem violência contra mulher. O que devem fazer: telefonar para o 190 e repassar em detalhes as informações sobre o agressor; ser discreto; não abordar o agressor; esperar o momento oportuno e oferecer apoio à vítima, além de repassar os contatos da Coordenadoria da Mulher que foram distribuídos em material educativo durante o treinamento.
O comerciante Luciano Martins foi um dos participantes do evento. “Eu achei importante demais esse treinamento oferecido pela Prefeitura de Campina Grande, pois eu não sabia como agir no caso de presenciar uma mulher sendo agredida. Já assisti isso na rua e não sabia como agir. Agora já sei que devo chamar a polícia e ajudar a vítima”, disse o vendedor de batata frita.
Para a advogada Talita Lucena, o momento foi de grande importância, pois os comerciantes, de posse dessas informações, saberão como agir diante de um possível caso de violência contra mulher. “Isso garante um ambiente mais seguro e tranquilo para que elas possam transitar livremente durante o Natal Iluminado”, pontuou.
Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher
A ação também faz parte da campanha ’21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’, que tem como proposta contribuir para a redução dos índices. O trabalho é realizado por meio da participação de diversos órgãos da prefeitura envolvidos na realização do Natal Iluminado 2023.
O Natal Iluminado 2023 terá sua abertura no próximo dia 30 de novembro e se estenderá até 14 de janeiro, totalizando 46 dias de evento, uma extensão importante para a movimentação econômica das festas de final de ano, promovendo a geração de emprego e renda até a segunda quinzena de 2024.
Comentários