A atleta campinense Mayara Rocha participou nesta segunda-feira, 11, do Campeonato Mundial de Powerlifiting, realizado na cidade de Reykjanesbaer, na Islândia. Na Europa, Mayara superou o recorde sul-americano da modalidade, terminando as disputas na quarta colocação geral. A atleta recebeu apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Mayara viajou para a Europa após uma intensa programação de treinamentos, realizados desde o ano passado, quando acabou não competindo no mundial por não atingir o peso corporal necessário. Neste ano, acompanhada pelo treinador Yamande Almeida, a atleta competiu na modalidade powerlifitng equipado, na qual é a atual campeã brasileira, chegando muito perto da conquista de uma medalha de bronze nas provas específicas.
Foram 102,5 kg no supino, melhor marca da carreira; 152,5 kg no levantamento de terra e 165 kg no agachamento. Nesse terceiro movimento, Mayara chegou a atingir o peso de 177,5 kg, o que poderia garantir uma medalha. No entanto, os árbitros entenderam que a altura necessária não foi atingida. “Ao fim da competição fico com um sentimento misto de muita alegria, por ter superado marcas, mas com aquela sensação de que poderia ir além. E minha meta agora é essa, treinar ainda mais e conquistar medalhas em 2025”, disse a atleta campinense.
Segundo o treinador da paraibana, o nível das disputas foi bastante alto porque este é o mundial com o maior número de participantes da história. “Sabíamos que as dificuldades seriam grandes. Mas Mayara se superou e tem potencial para ir além. Só temos que agradecer a toda a torcida no Brasil e ao apoio da Prefeitura de Campina Grande. Sem esse apoio não estaríamos aqui, representando, e bem, nossa cidade e nosso estado”, destacou Yamande.
Para o secretário municipal Felipe Cavalcante (Sejel), o papel da gestão pública municipal vem sendo realizado, dando oportunidade para atletas da cidade mostrarem o seu potencial. “Figuras como Mayara, entre outras que temos apoiado, são orgulho para Campina Grande, pois, com elas levamos a bandeira do nosso esporte, mas também do São João, entre outras referências que o Município possui. Precisamos continuar nessa linha para que, acima de tudo, Campina esteja sempre em evidência”, disse Felipe.
Marca Histórica
A soma dos três movimentos garantiu para Mayara uma marca histórica entre atletas sul-americanas, superação essa que não vinha desde 2015. O recorde, que era de 412,5 kg, agora é da Paraíba, com 420 kg. As disputas do Mundial de Powerlifiting, que tiveram início nesta segunda-feira (11), vão continuar até o próximo sábado (16).
Comentários