A dedicação do empresário Messias Moraes, referência no ramo de órteses e próteses ortopédicas na Paraíba, foi reconhecida pela Câmara Municipal de João Pessoa. O parlamento da capital aprovou por unanimidade, por 18 votos, o Título de Cidadão Pessoense para o empreendedor cearense, que ao longo dos últimos anos também tem se destacado com a realização de centenas de ações sociais na capital paraibana.
Manoel Messias de Moraes é natural do município cearense de Iguatu, mas já está em João Pessoa há 43 anos. Em solo paraibano, ampliou os conhecimentos na confecção de equipamentos ortopédicos sob medida e promove a reabilitação de pessoas com deficiência. Ao longo desse período, também passou a promover ações sociais e doações de equipamentos para pacientes de baixa renda.
O Título de Cidadão Pessoense é um reconhecimento por toda a dedicação ao ofício de resgatar a autoestima e mobilidade das pessoas, transformando milhares de vidas, revela o empresário.
“Essa cidadania pessoense é um dos maiores presentes que eu recebi ao longo de toda a minha vida. Nesses 43 anos, tenho me dedicado incansavelmente na construção de uma cidade mais forte, justa, formando profissionais, gerando emprego, renda e desenvolvendo centenas de ações sociais por meio do dom que Deus me abençoou. Agradecer ao vereador e amigo Marcelo da Torre por essa bela homenagem e também aos demais parlamentares, que aprovaram o título por unanimidade”, exaltou.
A relação com a capital de todos os paraibanos também foi destacada por Messias. “Estou em João Pessoa desde 1981, quando desembarquei para realizar uma importante missão já no segmento ortopédico. Desde então, me apaixonei pela cidade e principalmente pelo calor humano e hospitalidade das pessoas. Foi neste solo abençoado que construí uma parte importante da minha história e formei o meu maior bem, que é minha família. Podem ter certeza que o compromisso com a nossa terra será ainda maior a partir de agora, quando me torno de fato e de direito, filho da Terra Onde o Sol Nasce Primeiro”, acrescentou.
A matéria foi apresentada pelo vereador Marcelo da Torre (PSB). A entrega do Título será realizada nesta terça-feira (23), às 08h30, na presidência da Câmara Municipal de João Pessoa.
Trajetória
Manoel Messias de Moraes nasceu no dia 29 de julho de 1954, na cidade de Iguatu, Ceará. Com apenas 1 ano a família se mudou para Fortaleza, onde em 1971 finalizou a formação acadêmica no SENAl e começou a trabalhar na área de ortopedia na empresa Ortofor.
No ano de 1981, foi convidado para assumir o cargo de técnico responsável por uma empresa que atuava em João Pessoa. Ao visitar a cidade, se encantou, aceitou o convite e começou a trabalhar em abril de 1981. Em 1991, percebeu a oportunidade de empreender no segmento e abriu sua própria empresa: Ortopedia MS, onde até hoje continua exercendo a função de reabilitar pessoas.
Possui Atestado de Capacidade Técnica emitido pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica e a ISPO Internacional. Permanece buscando atualização profissional e qualificações com a participação em cursos, congressos, simpósios e seminários no Brasil e em outros diversos países.
O trabalho social com pessoas mais necessitadas também passou a ser parte da rotina entre os anos de 1991 e 92. As doações de equipamentos e todo processo de reabilitação passou a ter destaque nos veículos de comunicação. O primeiro programa aconteceu através de um convite feito pelo apresentador Jota Ferreira, na antiga Tv O Norte, no Programa Diário da Cidade. Ao longo de todos esses anos também tem participado de centenas de ações na Tv Correio, Tv Arapuan, Tv Manaíra e Tv Tambaú.
A atuação profissional também se estendeu para a cidade de Patos, onde instalou uma filial, Ortotec Patos. O empreendimento atende todo o Sertão Paraibano, além de algumas cidades de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Família
É casado com a paraibana Simone Gomes, com quem tem duas filhas, Maysa Maria de Moraes e Mylena Maria de Moraes. Também é pai de Lays Moraes e avô de Apolo.
Comentários