Será lançada nesta quinta-feira (9), às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, em João Pessoa, uma cartilha para promover o enfrentamento contra a prática de assédio no ambiente de trabalho, no estado. Intitulada como “Assédio: Adoece e Mata”, a cartilha reúne diversas orientações e definições de assédio, violência de gênero e discriminação.
Em entrevista ao repórter Fernando Braz, da Rádio Arapuan FM, o presidente do Sindicato dos Bancários, Lindonjhonson Almeida, disse que vem recebendo várias denúncias da prática de assédio moral e sexual contra os trabalhadores, que estão adoecendo psicologicamente. Ele revelou que só ano passado 48 bancários se afastaram do trabalho vítimas de assédio e 17 não conseguiram retornar à função. “A categoria está adoecendo psicologicamente, são metas abusivas, que os funcionários não aguentam e isso vem preocupando a todos nós”, afirmou.
Segundo Lindonjhonson Almeida, a cartilha também lista canais de denúncia, equipes de acolhimento e demais ferramentas de apoio às vítimas.
A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Vara do Trabalho de João Pessoa e diretora da Escola Superior da Magistratura Trabalhista -ESMAT13, Dra. Francisca Poliana Aristóteles Rocha de Sá será a palestrante do evento.
Comentários