A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), iniciou a XX Semana Municipal da Consciência Negra e de Ação Antirracista. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 20 de novembro, data em que se comemora o dia da Consciência Negra. A abertura do evento, que traz o tema: Enfrentamento ao racismo: por uma educação antirracista, foi no Teatro Severino Cabral com apresentações de artistas locais, estudantes de escolas municipais e mesa dialógica.
A abertura do evento foi com a apresentação dos cantores Erica Marques, Cris Lima e Augusto Arruda. No repertório, músicas que enalteceram a cultura afrobrasileira. Também subiu ao palco, a jornalista e pesquisadora de cultura popular Giseli Sampaio, que se apresentou com a dança D’oxum. Ainda nas apresentações culturais, estudantes das escolas Maria Cândida e Tiradentes subiram ao palco para apresentações de dança.
Para o secretário de Educação do Município, Raymundo Asfora Neto, o evento representa um recorte das atividades implantadas na rede de ensino, por meio da coordenação de políticas étnico-racial. “Desde o começo de 2021, o prefeito Bruno autorizou a criação da coordenação que é liderada pelo professor Moisés Alves, um militante histórico do movimento negro. Essa semana vem para coroar todas as atividades que são realizadas na nossa rede de janeiro a janeiro”, destacou.
Já a secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, relembrou a efetivação do projeto Capoeira nas Escolas. “A Secretaria de Educação vem fazendo o seu papel trazendo essa temática muito forte nas escolas. A equidade está todos os dias desde a formação que a gente oferece aos professores e outros profissionais da nossa rede de ensino até o projeto Capoeira nas Escolas, presente em 100% das nossas escolas por meio de uma parceria com o Instituto Alpargatas” pontuou.
Ao falar da parceria, o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, reforçou a importância de debater a cultura afro nas escolas. “Essa data tem sido extremamente lembrada e isso é muito importante. Dessa forma, a gente faz a reflexão de que a escola precisa ser o lugar onde se fala da transformação do debate acerca da consciência negra, destacando que alma não tem cor”, frisou.
O coordenador étnico-racial da Seduc, Moisés Alves, também destacou o papel da escola no debate. “Este momento serve para que a gente compreenda que a escola é porta aberta para a cidadania, é lugar de acolhimento, respeito e fraternidade e não é apenas a retórica”’ disse.
Ao falar sobre a mesa dialógica, a professora Iran de Fátima, do Instituto Qualidade e Educação (IQE) destacou “Nós conseguimos trazer as reflexões sobre todas as possibilidades trazidas pela lei 10.639 para as escolas brasileiras. Conseguimos destacar a importância da afrodescendência, que precisa estar na escola e na nossa vida, pois nós temos um monstro que precisa ser combatido que é o racismo”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO
22/11/2023 (TEATRO MUNICIPAL ROSIL CAVALCANTE)
– 13h – Abertura Oficial do segundo dia da Semana da Consciência Negra (Moisés Alves da Silva/Daniel Gouveia da Silva Graciano e Luz)
– 14h – Apresentação cultural com o artista Flávio Guilherme, declamando poemas.
– Mesa dialógica – Literatura: diálogos, práticas e saberes antirracistas, com as professoras Andréa Giordana Araujo da Silva (UFPB) e Glauciara Dias de Brito (EMEF Tiradentes) (1h30min)
– Lançamento do livro Arapulca dos ventos, da professora Andréa Giordana Araujo da Silva (UFPB).
23/11/2023
TURNO MANHÃ: CORTEJO AFRO (8H AS 9H30)
• Local de saída: EMEF Mª Cândida de Oliveira (Rua Dr. Antônio Bezerra Camboim, S/N – Nova Brasília, Campina Grande – PB).
• Local de chegada: Praça Joana D’Arc Ferreira de Arruda, localizada no cruzamento da Rua Sargento Edson Sales com a Rua Joana D’Arc Ferreira de Arruda.
Unidades Educacionais convidadas: EMEF Mª Cândida de Oliveira, EMEF Dr. José Tavares, EMEF Dr. Chateubriand.
Público-alvo: alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (alunos de 4º e 5º Anos) e Anos Finais do Ensino Fundamental (alunos de 6º – 9º Anos), professores, equipe técnica e toda comunidade.
TURNO TARDE (ANEXO DA SEDUC – ANTIGO CLUBE DA BOLSA)
– 14h – Abertura das atividades do turno da tarde (Gracia Núbia Cabral/Daniel Gouveia da Silva Graciano e Luz) e apresentação cultural com estudantes da EMEF Tiradentes.
– Mesa dialógica – Educação antirracista: letramento, cultura e visibilidade na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, com as professoras Andréa Giordana Araújo da Silva (UFPB) e Maria Albenize da Silva Soares (EMEF Tiradentes).
– Lançamento do livro Arapulca dos ventos, da professora Andréa Giordana Araújo da Silva (UFPB).
– 17h – Encerramento da Semana da Consciência Negra.
Comentários