O senador André Amaral (União-PB) e o suplente Erik Marinho estiveram na solenidade que deu posse ao novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o paraibano de Catolé do Rocha (PB), ministro Herman Benjamin. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (22), no plenário do STJ, e reuniu autoridades dos Três Poderes da República, entre elas o presidente Lula e o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o senador Amaral, conterrâneo do magistrado, a posse tem um grande simbolismo, porque representa um momento histórico para o estado. “A Paraíba reconhece esse filho ilustre e, além de se envaidecer com tamanha representatividade, tem a certeza de que, com sapiência exemplar no meio jurídico, Herman será imortalizado como referência nacional, além de permanecer inspiração para todos os paraibanos. Eu não tenho dúvida de que ele deixará seu brilhantismo refletido na história da Corte”, destacou André Amaral.
De acordo com Erik Marinho, 2º suplente do líder licenciado Efraim Filho, a trajetória acadêmica e profissional exemplar de Herman Benjamin carimba a certeza de uma gestão valorosa para o país. “Com esse currículo irretocável e a sabedoria inquestionável de um magistrado que é praticamente unanimidade no meio jurídico, o comando do STJ estará em excelentes mãos”, frisou Marinho.
Além de Benjamin, Luis Felipe Salomão também tomou posse como vice-presidente. Os dois magistrados vão comandar o STJ no biênio 2024-2026 – período em que irão dirigir também o Conselho da Justiça Federal (CJF).
Comentários