Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira (17), o senador André Amaral (UB-PB) recepcionou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Esporte André Fufuca e outras autoridades; atletas, técnicos e dirigentes esportivos que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, na França, encerrados no último dia 8.
Único senador presente durante toda a solenidade, o parlamentar paraibano cumprimentou os esportistas, e comentou sobre a necessidade de se viabilizar cada vez mais infraestrutura esportiva para que as pessoas com deficiência (PCD) possam ser incluídas no mundo do esporte.
“Acompanhar os jogos em Paris e ver o desempenho dos nossos atletas paralímpicos tem que ser combustível para que os governos, em todas as esferas de Poder, atuem firme para viabilizar a infraestrutura esportiva necessária para que essas pessoas possam treinar, lutar e vencer”, salientou André Amaral, lembrando que o desempenho do Brasil foi extraordinário.
“O Brasil protagonizou a melhor campanha da sua história em Jogos Paralímpicos, este ano, na França. Nossa delegação conquistou 89 medalhas [25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes] e, pela primeira vez, terminou entre os cinco na classificação geral, alcançamos o 5º lugar, e isso é histórico, é extraordinário”, relatou Amaral, citando ainda os nomes dos paratletas paraibanos.
“A Paraíba está muito bem representada nessa conquista pelos velocistas Petrúcio Ferreira e Joeferson Marinho; o lançador de dardos, Cícero Nobre; pela atleta de bocha, Laissa Guerreira; os futebolistas Luan Lacerda e Matheus Bumussa; o atleta de goalball, Emerson Ernesto; os halterofilistas, Ailton Souza e Wilians Araújo; a atleta do taekwondo, Silvana Fernandes, e pelo atleta de basquete em cadeira de rodas, Ariosvaldo Fernandes (Parré)”, concluiu.
Também estiveram presentas ao evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro do Turismo, Celso Sabino; dentre outros.
Fotos: Sidney Lins Jr
e Ricardo Stuckert
Comentários