A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) encerrou nesta terça-feira (12) o encontro “Novos Gestores Paraíba 2025-2028” que contou com a presença de 110 prefeitos e prefeitas eleitos no último dia 6 de outubro. O presidente George Coelho agradeceu a presença dos gestores e fez o convite para que todos estejam presentes no II Congresso Paraibano de Municípios e Feira de Oportunidades e Negócios (Confep) em abril de 2025.
“Quero agradecer a todos os prefeitos e prefeitas que estiveram conosco nesses últimos dias de muito aprendizado e troca de experiência. Nosso agradecimento também a todos os nossos parceiros que fizeram esse encontro acontecer. A Famup está sempre de portas abertas para os gestores que necessitem de apoio na construção de uma administração forte, ágil e eficiente. E já temos um encontro marcado no próximo ano durante o II Confep para fortalecermos ainda mais o municipalismo paraibano”, disse George Coelho.
De acordo com o secretário executivo da Famup, Pedro Dantas, o evento atingiu o objetivo que era o de oferecer aos gestores ferramentas para que eles desenvolvam um grande mandato. “Aqui eles obtiveram conhecimento, assessoramento, e puderam interagir com órgãos de controle como o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas, além um contato direto com o Governo Federal, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e com a bancada federal”, destacou.
Para a prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, o encontro deu oportunidade aos novos gestores de conhecer novas ferramentas essenciais para as administrações públicas municipais. “Foi um espaço muito bom para troca de experiências e de conhecimento de ações e parcerias que podemos desenvolver nos nossos municípios. A Famup e o presidente George Coelho estão de parabéns pela realização do encontro”, observou.
O prefeito eleito de Princesa Isabel, Ednaldo Melo, avaliou como positivo o encontro e parabenizou a Famup pela atenção de sempre com os municípios. “Saímos daqui com muito mais conhecimento para realizarmos uma excelente gestão. Estivemos antenados, focados, ouvindo e participando de tudo para que a gente possa ter, se Deus quiser, muito êxito na nossa administração”, frisou.
Nesta terça-feira, os gestores puderam acompanhar debates com os temas: Recursos e Convênios: Parceria entre Governo do Estado e municípios; Novos gestores, novas soluções: O que se pode inovar na gestão pública?; Aprende Brasil Educação; Inglês com Neurociência; Governo 5.0: Inovação para uma gestão pública econômica e moderna; Painel da Saúde; O papel da Assistência Social nos municípios garantindo proteção social; Diferenciais Caixa para os municípios paraibanos.
Também participaram de debates para discutir assuntos como: Crédito para o setor publico, arrecadação e pagamento de benefícios sociais; Fazer simples transforma: O case do Portal de Compras Públicas e suas soluções tecnológicas em licitações; Função pedagógica do Tribunal de Contas; O uso da inteligência artificial nos municípios e o impacto positivo causado no planejamento das contratações; Tecnologia e educação financeira a serviço do gestor público; e Transição para Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
No primeiro dia, os gestores tiveram acesso a palestra da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal sobre as parcerias que fortalecem o Brasil. Ainda terão palestras promovidas por outros órgãos federais e estaduais com os temas: Caixa & gestor público: parceria que move o Brasil pra frente; Funcionalidades do GovFácil; Agenda 2030 da ONU: Territorialização dos ODS; Contabilidade: Essencial para uma gestão eficiente e de sucesso; Energia solar para municípios; Controle das Frotas Públicas como mecanismo de governança que impacta em economia e segurança jurídica nos municípios; Frota elétrica; Importância da equipe de transição na troca da gestão; e ainda a Atuação do Biomédico na Saúde e Tecnologia: Menor custo, mais atendimentos.
Bancada – O deputado federal e coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional, Murilo Galdino, reafirmando seu compromisso com o municipalismo, liderou um debate com os novos prefeitos e prefeitas eleitos na Paraíba. Na pauta, estavam os recursos provenientes das emendas parlamentares e temas de interesse dos municípios em tramitação na Câmara e no Senado, como a questão da desoneração da folha de pagamento.
Feira – Os gestores tiveram ainda acesso a um espaço dedicado aos estandes das empresas parceiras da Famup, organizado para facilitar o acesso dos prefeitos e prefeitas às soluções inovadoras voltadas para a gestão pública. Cada empresa parceira terá um estande personalizado, onde apresentará produtos, serviços e tecnologias que poderão otimizar as administrações municipais.
Os estandes estivaram a disposição dos gestores na área principal de circulação do evento, possibilitando uma interação direta com as equipes das empresas, que ofereceram informações detalhadas, demonstrações de soluções e tiraram dúvidas. Essa disposição criou um ambiente dinâmico e informativo, onde os novos gestores puderam explorar parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento dos municípios paraibanos.
Evento – A Organização e Realização do ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’ é da Famup e Espacial Eventos, e tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba; Assembleia Legislativa da Paraíba; Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
O evento tem ainda o patrocínio do Governo Federal, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da Conplan, da Futura Educação, da Dunas Consultoria, da Volter Energia Solar, Erick Macedo Advocacia, da AP Form, do Grupo ANT Saúde, do Aprender Brasil, do GovFacil, Focco Consultoria, da Fácil Tecnologia, do Conselho de Biomedicina 2ª Região, da PublicSoft, da Sogo Tecnologia, do escritório Marcos Inácio Advogados e do Portal de Compras Públicas.
Comentários