O resgate e a valorização da cultura de João Pessoa estão entre as ações defendidas pelo deputado federal Ruy Carneiro para estimular os potenciais já existentes na capital. Entre as propostas citadas pelo parlamentar, a criação da Secretaria Municipal de Cultura é vista como fundamental para discutir e desenvolver políticas públicas voltadas para o segmento artístico da cidade.
“O setor cultural de João Pessoa vai voltar a ser respeitado. Primeiro, temos que criar uma Secretaria de Cultura pra cuidar de verdade da área e fazer muito mais que eventos isolados, como acontece hoje”, enfatizou Ruy. A ideia também passa pela construção de um diálogo permanente com produtores, artistas, cineastas e demais realizadores da cena pessoense. “João Pessoa precisa de uma gestão que valorize os artistas da cidade e que trate a cultura como ela deve ser: uma aliada na formação pessoal e como um grande potencial de desenvolvimento da nossa cidade”, acrescentou.
A criação de um calendário fixo de atividades e o resgate de iniciativas que atualmente estão esquecidas ainda compõem a formatação do projeto. “O Fundo de Cultura da cidade está parado desde a gestão passada, incluindo os quatro anos da atual gestão. Os recursos que tem circulado efetivamente são furtos das iniciativas nacionais, como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. É fundamental resgatar esse fundo municipal e criar uma agenda permanente de eventos e atividades. Além de movimentar a nossa cena, essa programação vai permitir que a população pessoense e os turistas consigam se programar para prestigiar as atividades”, concluiu Ruy.
O deputado já possui uma atuação voltada para o segmento cultural da cidade e do país. Ele é autor da lei que tornou as quadrilhas e as festas juninas manifestação cultural do Brasil. Ruy também contribuí com emendas para iniciativas ligadas ao cinema, teatro e a cultura popular na Paraíba. Os recursos destinados beneficiariam o Fest Aruanda, festival de cinema brasileiro realizado em João Pessoa, além de entidades sociais, à exemplo do Projeto Balaio Cultural, Pisada do Sertão e Agitada Gang.
Comentários