A Secretaria de Saúde de Campina Grande está desenvolvendo a campanha Carnaval com Responsa, que chama a atenção da população para os cuidados com a saúde, principalmente na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. No total, foram distribuídos 43.200 preservativos para os serviços públicos municipais de saúde na cidade.
Os preservativos estão disponíveis, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o Centro Municipal de Infectologia também dispõe da medicação anti-HIV de Pós-Exposição e de Pré-Exposição. Ou seja, as pessoas vivendo com HIV/Aids podem solicitar a medicação para ingestão antes da relação. E aquelas que façam sexo desprotegido com pessoas vivendo com HIV/Aids podem fazer uso da medicação após a relação.
O Centro Municipal de Infectologia Silvestre Gonçalves Maia fica na Avenida Floriano Peixoto, 1876, no Santo Antônio. O serviço funciona nesta sexta-feira, 9, até as 17 horas e volta na quarta-feira de cinzas às 13h. As pessoas que tiverem exposição desprotegida neste período devem procurar o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que funciona 24 horas.
Além disso, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar ações de vacinação nos eventos religiosos e filosóficos do Carnaval da Paz 2024. A Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo do Município também está intensificando ações de conscientização sobre o uso do cigarro eletrônico, visando aos eventos que aglomeram multidões. A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também está fiscalizando a comercialização dos chamados Vapers, que têm a sua venda proibida por lei.
Além disso, a Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande realizou 33 inspeções a estabelecimentos como restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes no período que antecedeu as festividades de carnaval. E a Vigilância Ambiental fez um trabalho de capacitação para evitar a proliferação de arbovírus nos espaços de eventos e blocos de carnaval.
Comentários