O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, esteve no município de Valente no interior da Bahia, nesta segunda-feira (15), para conhecer o trabalho realizado com o Sisal e o processamento da fibra, que deu a cidade o título de Capital Mundial do Sisal. O parlamentar está acompanhado da prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino.
O presidente ressaltou que a viagem teve como objetivo trazer para a Paraíba conhecimento da produção do Sisal no município. Ele visitou a prefeitura de Valente, onde foi recebido pelo prefeito Ubaldino Amaral.
“Agradeço pela excelente recepção do prefeito, dos amigos vereadores e secretários do município. O compromisso é grande, pois queremos retomar a produção do Sisal na Paraíba, em especial na cidade Pocinhos.
Adriano explicou que, na década de 60 o maior produtor de Sisal do Brasil era a Paraíba. “Hoje, a maior produção acontece na Bahia. E quando a Paraíba era a maior produtora, o nosso município de Pocinhos era o maior produtor do estado. Atualmente produzimos pouco lá. Por isso estamos aqui para essa visita, pra conhecer um pouco da história do Sisal em Valente”, disse.
O presidente juntamente com a prefeita Eliane Galdino também conheceram os projetos sociais realizados pela Fundação APAEB, Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira.
“A Fundação desempenha um papel crucial no fortalecimento econômico e na melhoria das condições de vida das comunidades locais. Uma de suas atividades é a produção de fios naturais e tapetes e carpetes de sisal. Em Pocinhos, nós abraçamos a nossa agricultura e queremos dar um melhor conforto, porque quem está lá na zona rural, merece que a gente leve mais desenvolvimento”, disse a prefeita Eliane.
O prefeito Ubaldino Amaral ressaltou que a economia do município é impulsionada pelo comércio local, a agricultura familiar, e também o Sisal. “Foi um dia de partilha, em que tivemos a oportunidade de mostrar ao presidente Adriano Galdino e toda a sua comitiva a nossa produção de Sisal e todo o processamento da fibra”, destacou o prefeito de Valente.
Comentários