No Brasil, o termo ‘Pátria de Chuteiras’ não é apenas uma expressão que destaca a importância do futebol para a cultura nacional. Na verdade, esse esporte ainda é o mais praticado no país e uma espécie de símbolo reconhecido internacionalmente. Dada a importância desta prática esportiva, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), mantém a Escolinha de Futebol da Vila Olímpica Plínio Lemos.
Atualmente, estão matriculados mais de 60 alunos em aulas que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e são abertas para toda a população campinense. Desenvolvimento físico, socialização, trabalho em equipe, alívio do estresse e da ansiedade e, principalmente, porta de abertura para o sonho de muitos. Esses são alguns dos benefícios apontados pelo professor Dagmar Silva. Ele, inclusive, faz questão de pontuar outra vantagem: o papel social que esse projeto exerce na comunidade.
“Ao todo são 60 alunos que, atualmente, têm aulas de futebol aqui em nosso projeto. Aqui eles aprendem os fundamentos básicos, adquirem condicionamento físico e entendem o que é necessário para ser um grande profissional. Tirar a criançada dos perigos das ruas e trazer para o campo de futebol, a meu ver, é uma utilidade pública que muito nos orgulha”, afirma.
Futebol e igualdade
O futebol feminino, atualmente muito em destaque, desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres em todo o mundo. Sua importância transcende as quatro linhas do campo e serve como um catalisador, para desafiar estereótipos de gênero e inspirar meninas a seguirem seus sonhos não apenas no esporte, mas, em todas as áreas da vida.
Na Escolinha de Futebol da Vila Olímpica, o fomento à inclusão das meninas no futebol é uma prática recorrente. Atualmente, oito garotas fazem, junto aos meninos, aulas do esporte mais popular do Brasil. O professor Dagmar cita a importância do interesse feminino no futebol e espera que, em breve, mais meninas façam parte deste projeto.
“Na Escolinha temos oito garotas que dão um verdadeiro show de bola. Esperamos que, muito em breve, mais meninas venham fazer parte, ao passo de que tenhamos número suficiente para uma turma apenas de garotas. Estamos de portas abertas”, declarou.
Para se inscrever nas aulas da Escolinha de Futebol da Vila Olímpica é muito fácil. Basta ir até a secretaria da Vila Olímpica e efetuar a matrícula da criança. O pai ou responsável pela criança deverá apresentar a certidão de nascimento e o comprovante da matrícula escolar. As inscrições são realizadas de segunda à sexta-feira, no turno da manhã.
Comentários