Diante das dificuldades dos produtores de abacaxi do Estado da Paraíba e da redução da produção, o Banco do Nordeste, por meio do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial), iniciou em 2023 reuniões com as entidades públicas e privadas da cadeia produtiva da abacaxicultura.
Após diversas reuniões levantou-se a pauta da importância de inclusão na merenda escolar das redes de ensino dos Municípios e do próprio Estado da Paraíba da aquisição de abacaxi “in natura” e da polpa de abacaxi, com o objetivo de fomentar a cultura dessa fruta rica em nutrientes e recomendada pelos nutricionais que elaboram o cardápio das merendas escolares de todo o país.
A partir dessas reuniões a classe política do Estado foi provocada e houve uma mobilização para apresentação de PL nas Câmaras Municipais (Santa Rita, Itapororoca, Araçagi, São Miguel de Itaipú, João Pessoa, Campina Grande, dentre outros) e na Assembleia Legislativa para a implementação dessa política pública de aquisição de abacaxi das cooperativas e agricultura familiar do Estado da Paraíba.
No maio de 2023 o Dep. George Morais apresentou o PL na Assembleia do Estado da Paraíba para inclusão no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino do Estado da Paraíba. O PL já foi aprovado por unanimidade na CCJ e na Comissão de Educação da Assembleia e será pautado para votação no plenário na próxima terça-feira (5).
O Estado conta com 02 unidades de agroindustrialização, Intrafrut (responsável por exportação de sucos integrais e concentrados, principalmente o suco de abacaxi) e a Doce Mel que comercializa a fruta “in natura”. A Intrafrut possui a capacidade de produção de 80.000.000 milhões de quilos de abacaxi anual e atualmente processa entre 40.000.000 à 55.000.000 milhões de quilos devido a ausência de fruta dos produtores locais.
Abacaxi uma fruta de relevância nas exportações do Estado da Paraíba:
Em 2021, as preparações de frutas (SH 20) respondiam por 17,9 milhões de dólares em exportações e ocupavam a terceira posição no ranking dos tipos de produtos mais exportados (SH 2).
Isoladamente, a exportação da NCM 20094900 (Outros sucos de abacaxi) ocupava também a 3ª posição no ranking dos produtos (NCMs) mais exportados pela Paraíba.
O valor exportado era de 11,4 milhões de dólares.
O que se observou em 2022 foi um crescimento no segmento. A exportação dos produtos pertencentes ao grupo das preparações de frutas (SH 20) alcançou a marca de 18,9 milhões e este passou a ser o segundo maior tipo de produto exportado pela Paraíba (SH 2).
Outros dados importantes:
1) Brasil está entre os 03 maiores produtores de abacaxi do mundo em conjunto com Tailândia e Costa Rica;
2) Paraíba atualmente é o 2º Estado com maior produção de abacaxi no Brasil, atrás apenas do Pará. Importante frisar que na década de 90 a Paraíba já foi o maior do Brasil;
3) Valor da Produção do Abacaxi em 2021 (IBGE – PAM 2021): R$ 324.645.000,00;
4) Área colhida em 2021: 9.789 hectares;
5) Estimativa de empregos diretos na Zona Rural: 35.156 pessoas;
6) Maiores Municípios produtores do abacaxi no estado: Itapororoca, Pedras de Fogo, Araçagi, Santa Rita, Lagoa de Dentro, Cuité de Mamanguape e Curral de Cima;
7) Ranking de participação no PIB da Paraíba: 2ª cultura de maior valor de
produção;
Comentários